Indução Eletromagnética

O fenômeno da indução eletromagnética, observado e descrito por Faraday, é de fundamental importância para a humanidade, pois a grande maioria das coisas a nossa volta, é afetada de alguma forma pela eletricidade. Desde a funcionalidade de um simples liquidificador, passando pelos mais sofisticados videogames, possui em seu princípio a indução eletromagnética, seja ela aplicada direta ou indiretamente. A geração de energia elétrica para cidades inteiras, tem como método fundamental, o fenômeno da indução eletromagnética. Portanto, motivos não faltam para que você conheça, estude e entenda melhor como a natureza age nas situações problemas apresentadas, podendo prever o que ocorrerá com cada fenômeno.

Michael Faraday estabeleceu o objetivo de criar eletricidade a partir do magnetismo e, para tanto, realizou diversos experimentos, dentre os quais, o principal, datado de 29 de agosto de 1831, consistia num aparato onde duas bobinas de fio foram colocadas lado a lado, envolvendo um núcleo metálico (figura ao lado).
Utilizando uma pilha como fonte de energia elétrica, fez-se passar uma corrente na primeira bobina, através do fechamento de uma chave. Quando tal chave era fechada, era observado no galvanômetro, ligado à segunda bobina, que uma corrente elétrica era gerada, mas logo voltava a zero. Ao abrir a chave do circuito, o galvanômetro registrava um aumento de corrente, só que desta vez no sentido oposto ao observado primeiramente, indo a zero após um instante. Isso acontecia, pois, a corrente elétrica na primeira bobina, leva um certo tempo para se estabilizar e, uma vez atingida a estabilidade, o campo magnético gerado se torna constante, deixando de induzir corrente na segunda bobina.

Surpreso com o ocorrido, Faraday elaborou outro experimento, onde, movimentando um ímã dentro de uma espira (figura ao lado),
variava o campo magnético local, induzindo um campo elétrico no fio, que por sua vez, criava a corrente elétrica na espira.




A descoberta de Faraday pode ser resumida em uma frase:

"Campos magnéticos variáveis produzem campos elétricos".

O vídeo a seguir, ilustra, de forma concisa, como se comporta os campos magnéticos, indutor e induzido, durante o fenômeno, assim como explica, em linhas gerais, a indução eletromagnética:



Outro vídeo, contendo uma explicação mais detalhada e elaborada dos conceitos envolvidos no fenômeno de indução eletromagnética, pode lhe ajudar a entender melhor tal fenômeno:



Em nossa Página de Vídeos, você é convidado a assistir à tele-aula do Novo Telecurso, dividida em dois vídeos, onde a indução eletromagnética é mostrada e exemplificada no dia-a-dia.