Energia Elétrica

Imagine que você vá tomar um banho, num dia frio, após praticar alguma atividade física (ou até mesmo para dormir), e de repente falta energia elétrica em sua casa. Solução: Banho frio! Creio que você não iria gostar. Em outra situação, você convida seus amigos para jogar seu novo videogame e quando vão começar, novamente falta energia em sua residência. Mas que energia é essa? De onde vem e como é produzida?

A geração de energia elétrica (aquela usada para esquentar a água do seu banho ou ligar seu videogame) se tornou concreta, 50 anos após as descobertas de Michael Faraday e Joseph Henry, por conta de Nikola Tesla e George Westinghouse, que usaram essas descobertas para fins práticos e mostraram ao mundo que a eletricidade poderia ser gerada com segurança e em quantidades suficientes para iluminar cidades inteiras. A indução eletromagnética é o principal fenômeno por trás da geração de energia elétrica. Enormes pás devem ser giradas e movimentar ímãs dentro de imensos geradores elétricos (indução eletromagnética), que geram corrente elétrica do tipo alternada (AC=Alternate Corrent). Os processos para se girar tais pás podem ser concebidos de diversas formas, utilizando diferentes fontes de energia para, depois, convertê-la em energia elétrica.

Outros tipos de usinas geradoras usam, além da força das águas, o vento, o carvão e a fissão nuclear como fonte de energia para movimentar o gerador de eletricidade. Hoje em dia, são desenvolvidos projetos para se tirar energia diretamente do sol. São as células fotovoltaicas, que utilizam a luz do sol como fonte de energia, transformando-a em energia elétrica.

Citamos geradores, que, transformam a energia mecânica em energia elétrica através da indução eletromagnética. Existem também os motores elétricos, que fazem exatamente o contrário: transformam energia elétrica em energia mecânica, também utilizando a indução eletromagnética, diferenciando dos geradores apenas pelo fato de utilizarem a força magnética induzida para gerar movimento.

Clicando na simulação a seguir, você pode interagir e modificar a geração de energia elétrica, através do movimento da água de uma torneira, mudando parâmetros e observando como a intensidade da luz e, conseqüentemente, da corrente, se altera. O número de espiras modifica a intensidade da luz?


O vídeo a seguir, é uma explicação simples e bem didática, do funcionamento de uma usina hidrelétrica:



Em nossa Página de Vídeos, você é convidado a assistir a outros vídeos sobre geração de energia elétrica.